First Brazilian Baptist Church in Austin

Primeira Igreja Batista Brasileira em Austin

Primeira Igreja Batista Brasileira em Austin Segundo um de seus fundadores, a Primeira Igreja Batista Brasileira em Austin iniciou seus trabalhos em 1986, com um grupo de aproximadamente quinze brasileiros. Após oito meses frequentando a Primeira Igreja Batista de Austin, eles foram incentivados pela liderança da igreja a iniciarem estudos bíblicos em português, em uma capela dentro do prédio do templo. Neste período, a liderança do grupo estava a cargo de um brasileiro que, além de ensinar a bíblia, também ensinava inglês. Depois de um tempo à frente da comunidade, resolveu voltar ao Brasil. Contudo, ao saber que o grupo estava sem liderança, alguns brasileiros que estudavam no colégio bíblico de Eagle Pass, cidade texana localizada na fronteira com o México, passaram a ir a Austin, todo fim de semana, para dar assistência ao grupo e sempre, após os cultos, retornavam à cidade fronteiriça. Durante dez anos, a igreja foi servida não somente pelo pessoal de Eagle Pass, mas também por pastores brasileiros das cidades vizinhas. Entre eles, um presbiteriano que tinha a intenção de levar o grupo para uma de suas igrejas. Consequentemente, aconteceu um racha na comunidade, um grupo seguiu com o pastor presbiteriano, e outro permaneceu na Igreja Batista, porém sem pastor. Com a divisão do grupo, os que permaneceram nas instalações da Igreja Batista Americana decidiram convidar um pastor brasileiro para trabalhar com eles de forma ‘full-time’, ou seja, em tempo integral. Em 1999, com a chegada do novo pastor, o grupo oficialmente passa a ser conhecido como a Primeira Igreja Batista Brasileira, em 4 Austin. Este pastor, contudo, não está mais à frente da igreja. Um novo pastor foi convidado em 2005, ao qual permanece até os dias de hoje.